Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que tem sede em Santa Maria, irá promover o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes). O evento ocorrerá de 9 a 12 de maio, em Santa Maria, e vai discutir temas como meio ambiente, justiça climática e sustentabilidade.
A pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, explica que a iniciativa pretende criar mecanismos de engajamento de instituições e do poder público na Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento também vai debater a formação de recursos humanos e multiplicadores; a definição de mecanismos de financiamento para ações locais e regionais; além de criar uma rede favorável à implantação das metas da Agenda 2030.
– Esta será uma oportunidade para que instituições e poderes políticos da região, juntos, encontrem formas de incentivar e executar ações voltadas à preservação do meio ambiente e à promoção de iniciativas sustentáveis – explica.
Candidatos do Enem têm até sexta-feira para pedir isenção de taxa
São parceiros desse evento a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (Gepad), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
O período de inscrições será aberto a partir do dia 20 de abril, e o evento não terá cobrança de taxa. A programação será hibrida, com atividades online e presenciais. Mais informações estão disponíveis nesse site, página que também deverá ser utilizada para efetuar as inscrições.
UFSM abre sete vagas para professor substituto
ENCONTRO
A programação do seminário inclui, ainda, a realização de um encontro de reitores gaúchos e o fórum de prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro). Ambas as atividades serão presenciais e vão discutir a realização de ações e projetos que envolvam as instituições de ensino e as prefeituras da Região Central.
– Será um momento para avaliarmos, conjuntamente, iniciativas que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento regional e a conservação dos recursos naturais. Junto a isso, buscar soluções em defesa dos objetivos sustentáveis e para os impactos climáticos, como as estiagens – destaca a pró-reitora do IFFar.